O que valoriza um passe?

Quanto vale o passe de Neymar, fenômeno da Vila Belmiro? Para o clube Barcelona, o suficiente para oferecer a quinta transferência mais cara da história recente do futebol. Mas, segundo os rumores (e indícios) dos últimos dias, é provável que o Real Madrid tenha valorizado ainda mais o craque brasileiro.

A maestria do menino da Vila dentro de campo, contudo, não foi o único fator a entrar na avaliação dos dois clubes europeus. “As grandes transferências são de atletas que jogam do meio do campo para frente”, diz advogado especializado em Direito Esportivo Eduardo Carlezzo.

Ter até 26 anos, já ter jogado em uma seleção nacional e atuar em um time de ponta completam o perfil dos craques mais valorizados pelos grandes clubes. Ser um bom moço (ou, pelo menos, fugir da fama de “bad boy”)  também contribui para a supervalorização do passe de um jogador de futebol.

“Os clubes estrangeiros pretendem faturar muito também com a exploração da imagem do atleta. Se ele tiver uma imagem bad boy, essas oportunidades diminuem”, afirma.

Por outro lado, o bom momento da economia brasileira também tem influenciado os negócios do mundo do futebol. Segundo o especialsita, os clubes brasileiros estão mais criteriosos na hora de aceitar as ofertas dos clubes europeus.

Agora, evidentemente, são a capacidade técnica e o talento fora do comum que irão garantir os melhores valores – como é possível checar com os 15 nomes mais valiosos do futebol, até o Santos admitir (ou aceitar) uma proposta.

1. Cristiano Ronaldo

O passe mais valioso do futebol contemporâneo não está em terras tupiniquins – tampouco argentinas. Em 2009, o português Cristiano Ronaldo, de  26 anos,  foi protagonista da transação mais cara dos gramados nos últimos anos.

É dele também o maior salário na temporada de 2011. Segundo a revista Sport Foot Magazine, o patrício deve receber 12 milhões de euros só este ano. Isso sem contar os vencimentos em troca de combinar sua imagem com marcas como Armani.

Valor: 94 milhões de euros
Transferência: do Manchester United para o Real Madrid

2. Zinédine Zidane

A ruidosa transferência de Zidane para o Real Madrid em 2001 ainda continua no topo das contratações mais caras do futebol. Mas, de acordo com ranking publicado na revista Forbes em 2009, o custo-benefício pela transação não foi dos melhores para o clube.

A publicação estima que cada gol marcado pelo craque tenha custado 1,1 milhão de dólares para o Real Madrid.

Nas cinco temporadas que disputou pelo time espanhol, o francês marcou apenas 37 gols. Em 4 anos e meio que defendeu a mesma camisa, o brasileiro Ronaldo Fenômeno fez quase o dobro de gols.

Valor: 73,5 milhões de euros
Transferência: Juventus Turin para o Real Madrid

3. Zlatan Ibrahimovic

Com quase 30 anos (que devem ser completados no próximo 3 de outubro), o atacante sueco, hoje, defende a camisa do Milan. A transação foi feita no ano passado. Mas foi quase três vezes mais modesta do que a contratação que o colocou no topo dos passes mais valiosos.

Valor: 69,5 milhões de euros
Transferência: Inter Mailand para o FC Barcelona

4. Kaká

Quando assinou o contrato com o Real Madrid em 2009, Kaká conquistou o posto de jogador  com o maior salário da temporada.

Hoje, aos 29 anos, o meia ocupa a oitava posição na lista dos craques que recebem as maiores boladas por ano.

Segundo o Futebol Finance, Kaká deve fechar o ano com 9 milhões de euros a mais no banco.

Valor: 65 milhões de euros
Transferência: AC Mailand para o Real Madrid

5. Luis Figo

Aos 39 anos, o português Luís Figo está há dois anos longe dos gramados. Anunciou sua aposentadoria em maio de 2009 após defender a camisa do Inter de Milão por 4 anos.

Valor: 60 milhões de euros
Transferência: FC Barcelona para o Real Madrid

6. Fernando Torres

O atacante espanhol Fernando Torres deve fechar o ano de 2011 com 10 milhões de euros a mais na conta. Fato que o coloca na terceira posição entre os salários mais robustos do futebol.

Valor: 58,5 milhões de euros
Transferência: FC Liverpool para o FC Chelsea

7. Hernán Crespo

Nas duas temporadas que jogou pelo Lazio, o atacante argentino marcou 39 gols. Se só esse fator entrasse na conta de valorização de um jogador, cada ponto teria custado cerca de 700 mil euros ao clube. Aos 36 anos, o craque defende hoje a camisa do Parma, da Itália.

Valor: 55 milhões de euros
Transferência: FC Parma para o Lazio Rom

8. Gianluigi Buffon

Em um cenário de robustas contratações dominado por jogadores que atuam no meio de campo ou como atacantes, o goleiro italiano é quase uma exceção. Está há quase dez anos no Juventus.

Valor: 54,2 milhões de euros
Transferência: FC Parma para o Juventus Turin

9. Gaizka Mendieta

Longe dos campos desde 2008, o meia espanhol (nascido no país basco) defendeu 40 partidas pela seleção espanhola.

Valor: 48 milhões de euros
Transferência: FC Valencia para o Lazio Rom

10. Andriy Shevchenko

Nas duas temporadas que jogou pelo Chelsea, o craque ucraniano fez apenas 9 gols. Fato que o colocou na décima posição do ranking da Forbes de custo-benefício das contratações mais ruidosas do futebol. Desde 2009, joga no Dínamo Kiev, onde começou sua carreira.

Valor: 46 milhões de euros
Transferência: AC Milan para o FC Chelsea

Conteúdo Exame.com