Depois de consagrar-se no calendário de São Paulo, o Planeta no Parque pega a ponte aérea e desembarca no Rio de Janeiro. O evento – promovido pelo Planeta Sustentável – acontecerá no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, nos dias 16 e 17 de junho, entre 10h e 18h e está inserido na programação da RIO+20 (promete, inclusive, democratizar os debates do evento da ONU).

A festa de encerramento está marcada para as 16h30 do domingo, quando Pedro Luís sobe ao palco para apresentar seu show “Tempo de Menino”. A entrada para todas as atividades do espaço é gratuita.

Confira a programação:
Oficina de Artesanato – com sementes nativas da Mata Atlântica e da Amazônia para desenvolvimento de colares e pulseiras. Além de montar seu próprio artesanato, os participantes também aprendem o valor de cada semente utilizada.

Oficina de Cabeças Mágicas – modelagem de bonecos e colagem de acessórios para estimular a criatividade das crianças. O boneco é composto de serragem de pínus e semente especial fertilizada que, cuidando corretamente, faz crescer o “cabelo” (capim). Nessa atividade, serão abordados temas como preservação, natureza viva, milagre da germinação, importância do verde na vida, aquecimento global e o efeito estufa.

Oficina de Sacolas Retornáveis – personalização de sacolas retornáveis – confeccionadas a partir de garrafas PET – com acessórios em EVA.

Oficina de Vasos e Mudas – atividade desenvolvida com mudas nativas de Mata Atlântica que tem por objetivo mostrar a importância da preservação e conservação das árvores. Todos os produtos utilizados são renováveis, como os vasos de fibra de coco que substituem os de xaxim (árvore típica de Mata Atlântica ameaçada de extinção) e os de argila, que é retirada do fundo de rios acabando com o seu leito original. Também será utilizado adubo orgânico para mostrar sua importância.

Jogos Ambientais – atividades desenvolvidas com crianças e jovens, utilizando dinâmicas de grupo com temas voltados ao meio ambiente, como lixo e reciclagem, reino animal, jogos de percepção, de coordenação e cooperação.

Yoga Ambiental – pegando como exemplo os animais da fauna brasileira o Yoga Ambiental procura mostrar como os bichos usam de forma consciente seu corpo, respeitando e aprimorando seus limites. A atividade mostra como o homem moderno se comporta em relação ao corpo e pode obter melhor resultado em tudo que faz.

Dança Criativa Infantil – o despertar do corpo e da imaginação por meio de histórias e movimentos pela sustentabilidade.

Pilates – um corpo consciente, forte e flexível encontra maneiras de se relacionar com o seu meio.

Exposição “O Futuro a gente faz agora” – exposição das 40 fotos vencedoras do concurso cultural “O futuro a gente faz agora”, que reuniu mais de 7 mil fotos, promovido pelo Instaforfun com apoio do Planeta Sustentável, da National Geographic Brasil e da Veja Rio.

Instawalk – caminhada “fotográfica”. Dia 16 de junho de 2012, às 13h30min, a partir do calçadão da Praia de Ipanema, em frente ao Jardim de Alah.

Oficina de Circo – pelos movimentos circenses (prática de acrobacia solo), a atividade estimulará o equilíbrio e a coordenação motora das crianças.

Sala de Leitura – com diversas revistas da Editora Abril trazendo informação e diversão para população.

Exposição de Carro Elétrico

Duelo de DJs – Vivi Seixas, filha de Raul Seixas, desafiará o americano Mike Frugaletti, em apresentações agendadas para as 13h e 16h30min de sábado, 16; e às 12h e 16h de domingo, 17. Durante a batida eletrônica dos DJs, os presentes contarão com a animação da equipe Marcia Ferreira, assessoria esportiva patrocinada pela Mizuno.

Tour virtual pelas comunidades da floresta – parceria da FAS (Fundação Amazonas Sustentável) e com o Google para mapear algumas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro usando a tecnologia Street View para a Amazônia.

PLANETA NO PARQUE 2012 – RIO+20
Data: 16 e 17 de junho de 2012
Horário: das 10h às 18h
Local: Parque Garota de Ipanema – Arpoador
Entrada gratuita

Saiba mais aqui