O chute de calcanhar que Anderson Silva desferiu no queixo de Vítor Belfort em fevereiro fez mais do que deixar seu adversário tonto na lona. O golpe, treinado muito nos últimos meses, o consagrou definitivamente. Seus recordes no UFC, o maior campeonato de MMA do mundo, aumentaram. Agora, são 13 lutas consecutivas sem perder e oito defesas do cinturão na categoria peso médio. Anderson também viu sua popularidade crescer absurdamente – coisa que sempre tentou que acontecesse aqui no Brasil, já que no exterior ele é ídolo há tempos. Virou reportagem de sete minutos no Fantástico, ganhou 55 mil seguidores no Twitter em uma semana (e ficou por três dias nos trending topics), lotou a agenda de entrevistas. O Aranha (ou Spider, como é chamado) luta profissionalmente há sete anos. Há quatro, foi contratado pelo UFC. Desde então, nunca perdeu uma luta.

MMA
ANDERSON SILVA
altura:
1,88 m idade: 35 anos peso: 84 kg (quando não está lutando, chega a pesar 102) envergadura: 1,96 m – 68,3% de golpes acertados em lutas, o maior do UFC (contra 43% da média dos demais lutadores)

Palavra do especialista
“Além dos resultados, a forma como ele termina suas lutas faz com que seja o melhor do mundo – talvez o melhor de todos os tempos. São sempre nocautes incríveis. Ele usa a invencibilidade, a constância, a capacidade de lidar com o stress e o peso de ser campeão a seu favor.”
Rodrigo “Minotauro” Nogueira, ex-campeão mundial de MMA

________
Três perguntas para o campeão

O que motiva o melhor do mundo a continuar treinando?
Poder fazer o que faço cada vez melhor. Deus me deu um dom e quero aproveitar. Em vez de me tirar a motivação, o fato de o título de campeão do mundo estar há várias lutas comigo me motiva ainda mais.

Qual o peso de ser o melhor lutador de MMA que existe?
Aprendi uma coisa com minha mãezinha: eu não tenho que ser melhor que as outras pessoas, tenho que ser melhor do que eu mesmo. Acho que isso que vivo hoje é o fruto de um trabalho de muitos anos, da ajuda de muita gente que sempre acreditou em mim. Existe cobrança, claro, mas lido com isso de uma forma muito tranquila. Procuro me cercar das pessoas que me amam independentemente de eu ser o campeão do mundo, de ser famoso.

Você já disse que gostaria de lutar com seu clone. O que ele teria que ter para vencer você?
Teria que pensar mais rápido do que eu. Quando a gente se propõe a fazer uma coisa, tem que fazer o melhor possível, seja qual for sua profissão. Eu fico o tempo todo observando, vendo lutas, lendo, estudando meus possíveis e impossíveis adversários. Vejo para que lado eles andam, como se movimentam, tudo. Por isso já vou dizendo que seria difícil meu clone me surpreender.

________

A principal arma
Ele é um lutador completo: é bom tanto em pé quanto no chão. Seu grande trunfo é a capacidade de surpreender o adversário e a forma como ele pode terminar uma luta. O cara tem faro para o nocaute.

O “chute Seagal”
O ATOR E LUTADOR STEVEN SEAGAL FOI QUEM TREINOU O CHUTE CERTEIRO QUE RENDEU O NOCAUTE DE VÍTOR

1. Anderson é canhoto. Sua base de luta, então, é com a perna direita à frente. Ele a mantém apoiada no chão e leva rapidamente a perna esquerda em direção ao rosto de Vítor 2. A movimentação do quadril é importante e foi muito treinada por Seagal. Ele é projetado para a frente e um pouco para a lateral, enquanto o pé sobe. É um golpe típico do caratê, o mae geri. 3. O braço esquerdo é liberado e o lutador se estica até acertar o calcanhar do pé esquerdo no queixo do adversário, com um movimento como se fosse um upper (de baixo para cima)

———
O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS

FEDOR EMELIANENKO (1976- )
O peso-pesado russo foi campeão mundial em cinco diferentes competições, como o extinto Pride. Hoje, luta no Strikeforce. “Embora tenha perdido as duas últimas lutas, teve 30 vitórias seguidas, coisa que ninguém mais conseguiu”, diz Marcelo Alonso, editor do Portal do Vale Tudo. “Mas ainda tenho dúvidas entre Anderson e ele.”

Conteúdo VIP